quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lolitas: A moda, a mídia e as ocidentais



Eu já fiz um post sobre lolitas, mas nesse, eu vou me aprofundar mais no assunto, falando mais do estilo, de como isso afetou a sociedade e a mídia japonesa e a visão das garotas do nosso lado do mundo sobre o efeito que a moda causou.

A moda: com vários subgenêros, a moda é muito comum no Japão. Vou fazer uma pequena lista dos derivados do Lolita.
Sweet Lolita: Usam vestidos e saias cheias de babados, geralmente nas cores rosa, amarelo e azul bebê.
Ero lolita: são as erotic lolita. Não é nada vulgar, mas as roupas são em tons mais provocantes, vermelho, por exemplo. Usam saias mais curtas, cinta-liga, corsets e decotes.
Gothic Lolita: Lolita+Goth, as meninas usam preto, acessórios como colares de morcego, cruxifíxo e bolsas de caixão.
Country Lolita: as meninas usam chapéis de palha, vestidos com estampa floral e xadrez e tranças nos cabelos.
Shiro Lolita: são as Gothic Lolita, mas em versão toda branca (por isso o Shiro)
Punk Lolita: É a lolita mais moderna, utiliza-se meias xadrez, com elementos do rock, spikes nos punhos e gravatas.
Guro Lolita: As roupas geralmente são brancas e as meninas usam tapa-olhos, sangue falso, tudo para parecerem "bonecas quebradas"
Kuro Lolitas: Alguns vêem só como lolitas vestidas apenas de preto, mas na verdade é uma subdivisão do sweet lolita.
Wa Lolita: Mistura elementos tradicionais japoneses com a moda lolita. O nome Wa significa "Terra Nação", ou "mesma terra".
Qi Lolita: Mistura elementos tradicionais chineses com a moda Lolita.
Deco lolita: Vocês já conhecem o estilo Decora não é? Então, o Deco lolita mistura o decora com a Lolita. As meninas usam chepéis mais extravagantes e bolsas de bichinhos como Hello Kitty.
Há também o Casual Lolita que não é uma subdivisão. E sim a incorporação da moda Lolita no dia-a-dia.

A mídia: logo que apareceu as primeiras lolitas na Terra do Sol nascente, a mídia já quis divulgar o estilo, visto que já tinha muitas garotas o adotando. A Gothic & Lolita Bible é uma revista que dá dicas, moldes para costura e entrevistas com garotas adeptas ao estilo. Mas, embora o nome tenha "Bible", não é como um livro de regras, que ensina como se veste uma lolita, mas sim apenas uma revista que sugere roupas e acessórios. Na revista também há poesias e dicas de decoração.
Moi-même-Moitié é o nome dado à grife de roupas de Mana-Sama, ex-guitarrista do MALICE MIZER e atual do Moi Dix Mois. Ele ajudou a divulgar o estilo, pelas suas vestimentas nos shows e ensaios fotográficos da banda.
Ele criou os termos Elegant Gothic Lolita e Elegant Gothic Aristocrat, mas isso não é um subgenêro, nem um estilo. É apenas um termo para descrever as próprias vestimentas.
A Maruione é uma loja que fica em Shinjuku, que é especializada na moda lolita. A loja possui quatro andares e é como um paraíso para as amantes da moda.


A Baby, The Stars Shine Bright é uma grife de roupas somente para lolitas.


A visão das ocidentais: As garotas desse lado do mundo, tentam contantemente concertar erros e mal entendimentos em relação à moda.
Porque muitas vezes o estilo é confundido com Cosplay, J-Rock e Visual Kei.
O que na verdade não tem nada a ver uma coisa com a outra, apesar da origem de todos serem o Japão.
Aqui no Brasil, por exemplo, as lolitas não são muito comuns nas ruas.
A não ser em convenções de Animê e cultura oriental e quando amigas que se vestem no estilo se juntam para passear e fazer piquinique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário